Gato pode tomar leite? Essa é uma dúvida comum entre os tutores de felinos. Mas, neste post especial, vamos ajudar a esclarecê-la.
Felinos são animais mamíferos
Antes de responder se o gato pode tomar leite de vaca ou de outros animais, precisamos salientar que ele é um mamífero, o que significa que consome leite materno quando é recém-nascido.
Segundo especialistas, os bichanos filhotes necessitam mamar nos primeiros 60 dias de vida. Isso é importante porque é através do leite da mãe que eles receberão imunidade até que seu sistema de defesa se desenvolva 100%.
Além disso, vale salientar que o leite materno é o alimento mais completo e rico em nutrientes que existe para os bebês gatos, sendo imprescindível para eles crescerem fortes e saudáveis.
Mas e se a mamãe gato não puder amamentar o seu filhote? Nessas situações, a recomendação é procurar um médico veterinário para que ele indique produtos ou fórmulas próprios para essa fase.
Gato não pode tomar leite
Após o desmame, os felinos começarão a receber a ração ou a alimentação natural (mas desde que sob a supervisão de um médico-veterinário nutricionista).
Neste período, eles não devem mais beber leite, portanto, o de vaca, cabra ou ovelha não deve ser ofertado.
O fato é que, conformem crescem, os gatos deixam de produzir grande quantidade de lactase, a principal enzima que ajuda na digestão da lactose (açúcar presente no leite e seus derivados), o que provoca uma dificuldade na digestão da bebida.
Com isso, o bichano pode desenvolver intolerância à lactose, como os humanos. Aí, ao beber leite, provavelmente terá diarreia, vômito e cólicas. No longo prazo, ainda pode apresentar perda de peso.
Levando todas essas questões em consideração e, também, a de que a bebida não é nutricionalmente interessante para esses pets, a resposta para a pergunta “Gato pode tomar leite” é não.
O ideal é lhe oferecer apenas alimentos saudáveis e específicos para a sua espécie. Em caso de dúvidas, consulte sempre o médico-veterinário.