fbpx

Luto infantil: como ajudar as crianças a lidar com a morte do pet

A morte de um pet é sempre um momento difícil e que mexe com as emoções de toda a família. No caso das crianças, o luto infantil merece uma atenção…

A morte de um pet é sempre um momento difícil e que mexe com as emoções de toda a família. No caso das crianças, o luto infantil merece uma atenção especial.

Saiba, a seguir, como ajudar os pequenos a enfrentar essa situação.

Como ajudar as crianças a lidar com a morte do pet

Quando o pet morre, muitos pais, na tentativa de poupar os filhos do sofrimento, optam por dizer que ele fugiu ou até mesmo buscam substituí-lo por um animal parecido.

Contudo, o diálogo com as crianças precisa ser honesto. Isso significa que, nestas horas, o ideal é não inventar mentiras e, sim, explicar o que aconteceu com sinceridade.

A partir daí, a recomendação é respeitar o sofrimento dos pequenos. Se você é pai, não tente reprimir ou invalidar o que seus filhos estão sentindo e nem tornar o assunto um tabu. Deixe que eles falem sobre o pet, que chorem e fiquem tristes.

O que também é importante é você dizer como se sente em relação à perda do bichinho. Isso mostrará para os pequenos que o sofrimento e o luto fazem parte e devem ser vividos.

Ritual de despedida ou homenagem para lidar com o luto infantil

Fazer um ritual de despedida ajuda a lidar melhor com a perda e é uma ótima forma de trabalhar o luto infantil.

Sendo assim, a família pode, por exemplo, montar uma caixa de memórias ou plantar uma árvore em homenagem ao bichinho que se foi.

Mais uma indicação é a cerimônia de cremação pet. Na Pet Assistência, realizamos esse trabalho com o máximo de respeito e amor e, ao final, entregamos as cinzas para a família em uma urna especial.

Temos várias opções decorativas (em forma de urso, inclusive de pelúcia, cachorro, gato, coração, com a foto do pet etc.) e, também, uma biourna para plantar e um urna hidrossolúvel para aspergir nas águas.

Além disso, trabalhamos com outros acessórios que podem ajudar a amenizar a dor e saudade, como quadros, diamantes, chaveiros e colares. Essas são formas de eternizar o pet e tê-lo sempre por perto.

Ficou curioso para saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *